08 jun 3 dicas incríveis para limpar piso vinílico
Três dicas incríveis para limpar piso vinílico da forma certa e prolongar a durabilidade
O piso vinílico está cada vez mais conquistando a preferência dos brasileiros devido aos diversos benefícios que esse revestimento oferece quando comparado a outros materiais.
Esse modelo de piso é um dos mais versáteis e baratos do mercado, comparado ao porcelanato, cerâmica, madeira, e até mesmo azulejos. O preço convidativo se une à facilidade de instalação, o que faz com que o vinílico seja uma das opções preferidas de quem vai reformar ou construir.
Além de bonito, fácil de instalar, muito resistente e confortável, uma das principais qualidades desse revestimento é a facilidade de manutenção e limpeza.
Pensando nisso, o Grupo CR – marca líder em pisos vinílicos – separou 3 dicas incríveis que devem ser levados em conta para você garantir um piso bonito por muito mais tempo.
Bônus: Antes das 3 dicas de limpeza você precisa saber que os cuidados começam na instalação
Para que tudo saia bem, a instalação deve ser feita sempre por profissionais capacitados e sobre um contrapiso nivelado e impermeabilizado. Isso impedirá que com o tempo apareçam surpresas desagradáveis no seu revestimento, como desníveis, marcações ou até mesmo placas descolando por falta de atenção aos procedimentos de instalação.
Depois de instalado, cuidar do piso vinílico não exige esforço extra no cotidiano: A limpeza diária é a melhor forma de manter a boa aparência e aumentar a vida útil do seu vinílico.
Para deixá-lo limpo, você só vai precisar de uma vassoura, rodo ou mop, panos, balde, água e detergente neutro – nada mais. Ficou curioso? O Grupo CR te ajuda, é só seguir as dicas abaixo.
1. TÉCNICAS DE LIMPEZA
Varra a área frequentemente para não deixar que a sujeira se acumule, nem que a poeira cause riscos ou manchas. Evitando que essas substâncias acumulem no piso. Não será necessário fazer limpezas pesadas e com produtos químicos fortes, já que estes podem danificar o revestimento.
Só depois passe o pano úmido com apenas algumas gotas de detergente neutro. Conte com o auxílio de um rodo para fazer movimentos leves e uniformes. Por último, passe um pano seco que não solte pelos.
2. TENHA CUIDADO COM CERTOS UTENSÍLIOS E PRODUTOS DE LIMPEZA
Limpar o piso vinílico é uma tarefa muito simples, mas exige alguns cuidados, principalmente em relação aos utensílios e produtos de limpeza. Estes precisam ser escolhidos com muita cautela, mas também não tem segredo: provavelmente você já tem tudo o que precisa em casa.
Começando pelos produtos químicos, opte apenas pelo detergente neutro. Solventes e derivados de petróleo levam a danos irreversíveis, como riscos e corrosões. Descarte também o sabão em pó, pois ele pode provocar acidentes por deixar o piso muito escorregadio.
Esse tipo de piso, na maioria das vezes, não necessita de cera. Caso você deseje um brilho a mais, aplique ceras neutras com o mop. Nunca utilize ceras a base de carnaúba, já que elas são indicadas apenas para madeira. Nesse caso, o piso ficará escorregadio e gorduroso.
3. EVITE O EXCESSO DE ÁGUA
Apesar de alguns pisos vinílicos poderem ser lavados, não é ideal que esse material seja aplicado em áreas frequentemente úmidas. O recomendado é que, mesmo durante a limpeza, o piso seja molhado minimamente e secado logo em seguida.
Não utilize panos encharcados ou baldes de água. Apesar de ser impermeável, o excesso de umidade provoca perda de aderência na cola de fixação do material e danifica o piso ao longo do tempo.
Conclusão
Depois de ler essas dicas, limpar o piso vinílico será uma tarefa ainda mais simples. Ele ficará bonito por muito mais tempo e, fazendo limpezas periódicas, terá sua durabilidade e resistência aumentadas.